segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Hidrografia e Clima





Além do Ganges e seus afluentes (Jumma, Gogra e Gandak), que drenam as regiões norte e nordeste, diversos cursos d’água descem do planalto do Decan e desembocam no golfo de Bengala: Mahandi, Godavari, , Krishna e Kavery. Para o mar da Arábia, além do Narmada, dirigem-se os rios Mahi e Tapti que desaguam no golfo de Cambay.


O clima dominante é o quente, sob regime das monções com quatro estações relativamente bem definidas:

·         Fria (janeiro e fevereiro);
·         Quente (março, abril e maio);
·         Das monções do sudoeste (junho a outubro);
·         Da cessação das monções (novembro e dezembro).


No sul do país, a temperatura é constante em todo o ano (cerca de 26ºC a 28ºC). Mas no norte, as variações são muito grandes. Na estação fria, a temperatura varia até os 17 ºC, sendo mais baixa no norte, que no sul. Nas grandes altitudes, o clima frio é predominante com neves eternas. As chuvas são mais abundantes a Oeste do planalto do Decan e a Sudoeste do Himalaia e no Baixo Ganges, tornando-se mais escassas no interior do Decan, sobretudo a Noroeste do país, onde se encontra o deserto de Thar. As médias de precipitação anual variam entre menos de 135mm nas áreas desérticas do Noroeste e mais de 2000mm no Nordeste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal visitar um destino diferente?

Se você está sem ideias, conheça o que   Mumbai   (ou Bombaim)  tem a lhe oferecer. A primeira coisa que você deve saber sobre Mumbai é q...