terça-feira, 10 de setembro de 2013

Cultura


De grande diversidade cultural, a Índia tem no seu povo o retrato de uma sociedade rica em costumes, mas também de confrontos étnicos. Os hinduístas e muçulmanos estão sempre em animosidades, pelo lado da religião, mas a origem do povo indiano através das invasões de outros povos deixa claro que a grande diversidade cultural é resultado de animosidades, mas nem por isso deixa-se de preservar a cultura.

Cultura Hindu

O hinduísmo, religião de mais de 80% da população, acredita num ser supremo (Brahman), e suas facetas são representadas pelos desuses: Brahma, Vishnu e Shiva. Alguns hindus Alguns hindus oram em templos, enquanto outros em pequenos santuários. O hinduísmo é uma religião flexível, existem fiéis que não demonstram ser hindus. Eles acreditam na reencarnação.

Representação da divindade Brahman, pertencente a cultura hindu.
Cultura Budista

Buda nasceu por volta de 560 a.C. e era filho do rei. Ele vivia cercado de luxo desde pequeno, mas ele estava ficando insatisfeito com a vida e resolveu, com 29 anos de idade, abrir mão de sua riqueza e vagar pelo mundo em busca da verdade. Buda descobriu que o melhor jeito de chegar à verdade é pela meditação, pela não-violência e pela moderação. Ele viajou pela Índia durante 44 anos. No budismo não havia sistema de castas, atraindo um número considerável de adeptos e a linguagem não era em sânscrito, era mais popular.

Representação de como seria Buda segundo os seguidores
do budismo.


Cultura Islâmica

Em 622, Maomé funda na Arábia o islamismo. Seus seguidores são os muçulmanos. A religião se expandiu rapidamente pela Arábia e norte da África, em 711 chega ao delta do Indo, começando a se espalhar pela Índia. Atualmente existem mais ou menos 10% de muçulmanos na Índia, estes em intenso conflito com os hinduístas. Mas há uma ironia: o islamismo chegou pacificamente à Índia, não forçava as pessoas a se converterem e ainda garantiam proteção aos hindus.

Meca - Local sagrado para os islâmicos.

Cultura Sique

É a mistura do islamismo e do hinduísmo. Foi fundada em fins do século XV por Nanak. Foram perseguidos no século XVII e, por isso, formaram o seu próprio exército (Khalsa). Seus membros necessitavam cumprir as exigências dos 5 K: kes (cabelos jamais cortados); kangha (pente); kirpan (adaga); kara (bracelete de aço) e kachh (calções). O Khalsa conseguiu dominar o Punjab, sendo um dos últimos lugares a serem plenamente conquistados pelos ingleses entre 1792 e 1839.


Um comentário:

Que tal visitar um destino diferente?

Se você está sem ideias, conheça o que   Mumbai   (ou Bombaim)  tem a lhe oferecer. A primeira coisa que você deve saber sobre Mumbai é q...