terça-feira, 10 de setembro de 2013

Geologia e Relevo


Geologicamente, o país consiste em três elementos distintos: o Himalaia, a Planície Indo Ganética, e o Planalto do Decan. Ao norte, como gigantesca barreira natural, ergue-se a Cordihleira do Himalaia que, com suas encostas escrapadas e as maiores elevações do planeta, isola completamente o país do resto da Ásia. De seus contrafortes, desce o maior rio indiano, o Ganges que desemboca no Golfo de Bengala, por intermédio de um vasto delta situado no Paquistão Oriental, onde confunde com as águas do rio Bramaputra. Com os materiais trazidos do Himalaia, o Ganges construiu a planície Indo-Gangética, grande área de formação sedimentar, que se alonga de Nordeste para Sudoeste, com largura não superior a 300Km, uniforme, de altitudes modestas, de formação recente e extraordináriamente rica em aluviões, que se renovam a cada cheia d rio. A planície Indo-Gagética é a região vital do país.

Cadeia de montanhas - Himalaia

Para o sul, estende-se o planalto do Decan, bloco triangular maçico, constituído por terrenos cristalinos vulcânicos, um dos remanescentes do continente de Gonduanda, que teria existido na Era Paleozóica. Trata-se da área profundamente acidentada, em cujos bordos se elevam montanhas escarpadas, com altitudes inferiores a 3Km: são os Gates Ocidentais voltados para o mar da Arábia, e os Gates Orientais voltados para o golfo de Bengala. No sopé dessas elevações abrem-se planícies litorâneas, alongadas e geralmente estreitas. A noroeste, desabamentos tectônicos abriram uma fossa, junto ao quais se abrem os montes Vindia e Saputra.
Imagem panorâmica do Monte Everest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal visitar um destino diferente?

Se você está sem ideias, conheça o que   Mumbai   (ou Bombaim)  tem a lhe oferecer. A primeira coisa que você deve saber sobre Mumbai é q...