terça-feira, 10 de setembro de 2013

Principais Cidades


          Nova Délhi

Formada por dois núcleos distintos: antiga cidade de Délhi e a capital federal. Nova Délhi, uma cidade jardim fundada em 1931 para abrigar a administração (na época ainda sobre domínio inglês). Existe um pequeno setor industrial, fabricas de conservas alimentícias e produtos químicos.
Casa de adoração - Nova Délhi.

      Calcutá

Capital do Estado de Bengala Ocidental é o maior aglomerado urbano no país. Conquistada em 1690 pela Companhia Inglês das Índias Orientais, que nela construiu o forte William. Em 1756, o Príncipe Suraja Dowla tomou a cidade, mas os ingleses reconquistaram-na no ano seguinte. Em 1883 tornou-se Capital do Império das Índias, posição que ocupou até 1912. Nela se desenvolveram vários centros industriais: ao nordeste, o de Dum Dum, com suas fábricas de armas e munições; ao sul, perto de Alipur, grandes complexos de metalúrgicos e mecânica, fábricas de automóveis e vagões, beneficiadoras de arroz e construtores navais; nos rios de Hooghly, manufaturadas de juta. Um quarto da população vive em taperas de chão batido, cada uma abrigando cerca de quinze mil pessoas. Perto de 200 000 habitantes dormem nas ruas esfomeados. Essa extrema miséria é conseqüência sobre tudo da grande massa de refugiados de Bengala Oriental (antigo Paquistão Oriental) que para lá fugiram desde a independência Indiana e sua separação do Paquistão (muçulmanos). Calcutá tem o porto bem aparelhado por onde passam quase a metade das exportações do país e um quarto das importações.

      Kanpur

Construída as margens do Ganges, desenvolveu-se no fim do século XIX como centro ferroviário, devido à presença de uma importante guarnição britânica. Transformou-se num grande centro industrial, especializado na fabricação de calçados, e que possui também industrias têxteis, metalúrgicas e químicas.

            Vãrãnasi (Benares)

Cidade de Uttar Pradesh, chamada Varanasi em hindi, é o centro da religião e da cultura hinduístas: desde o século VI a.C. está consagrada ao culto da deusa Siva. Tem mais de 5 quilômetros  de templos, monumentos funerários, palácios, e escadarias alinhados ao longo do Ganges, o rio sagrado dos hindus. Há sempre uma multidão de peregrinos meditando nesses lugares, na posição de lótus, lendo livros sagrados e banhando-se no rio. A cidade tem mais de mil e quinhentos tempos. Há também uma escola de sânscrito (Queen’s College), que existe desde 1791. Muito artesanatos de cobre, madeira e seda absorvem a mão-de-obra local.

Bombaim

A mais populosa cidade indiana é a capital do estado de Maharashtra. Originalmente edificada sobre sete ilhotas de lava, liga-se ao norte da ilha Salsette (com a qual forma a chamada grande Bombaim) é o continente. A cidade tem indústrias do setores têxtil, alimentar, químico, mecânico, nuclear e cinematográfico, concentradas principalmente nos bairros de Parel e Dadar, ao norte da cidade, e que utilizam cerca de 44% da população ativa do local.

      Madras

Construída as margens do Ganges, desenvolveu-se no fim do século XIX como centro ferroviário, devido à presença de uma importante guarnição britânica. Transformou-se num grande centro industrial, especializado na fabricação de calçados, e que possui também industrias têxteis,metalúrgicas e químicas.

      Bangalore


Capital do Estado de Mysore, fundada no século XVI. Famosa antigamente por suas fábricas de sedas, é uma cidade moderna, cheia de espaços verdes. Tem vários estabelecimentos da Universidade de Mysore, sobretudo de pesquisa como Instituto de Ciência e o Instituto  de Pesquisas Raman. Conta com indústrias eletrônicas de material eletrônico e de helicópteros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal visitar um destino diferente?

Se você está sem ideias, conheça o que   Mumbai   (ou Bombaim)  tem a lhe oferecer. A primeira coisa que você deve saber sobre Mumbai é q...