terça-feira, 10 de setembro de 2013

Idioma



O sânscrito, a língua clássica da Índia, parece não ter nenhuma relação com as formas ocidentais, porém é aparentado com quase todas as línguas da Europa, inclusive com o português.
Tudo teve início com o povo que começou a conquistar a Índia por volta de 1500 a.C. Quase toda a literatura indiana antiga foi escrita na língua ária, o sânscrito. A língua nacional da Índia moderna é escrita com caracteres derivados do sânscrito.
O sânscrito vem da árvore linguística chamada Indo-Europeias. O tronco da árvore foi uma çíngua comum falada provavelmente na região noroeste do Mar Negro a cerca de 2500 a.C. Depois, o povo que vivia naquela região emigrou em diferentes direções e a árvore se ramificou em línguas diferentes mas aparentadas. Sânscrito (do Sânscr. samskrta, puro, aperfeiçoado, polido) Língua indo-ariana antiga que foi a língua sagrada da civilização brâmane. Os mais antigos textos em sânscrito, os Vedas (que significa “saber”), são coletâneas de cantos religiosos, dos tratados litúrgicos e dos comentários sobre esses cantos. 
Foram transmitidos oralmente entre 1800 e 500 a.C.; sua transcrição, posterior, reproduz fielmente o texto oral e permite seguir a evolução da língua. Quando,. por volta do séc. V a.C., o gramático Panini descreveu a língua e fixou sua norma lingüística, o sânscrito era uma língua litúrgica, o que continuou sendo até a época contemporânea: as línguas vivas da Índia eram na verdade os dialetos vulgares (ou práscritos) que deram origem às diversas línguas faladas atualmente.
A “descoberta” do sânscrito por filólogos europeus, no final do séc. XVII, deu origem à lingüística indo-européia e à gramática comparada ( o sânscrito representa uma fase de língua bem próxima das suas origens indo-européias ). Mantém-se hoje como língua culta da Índia, se vem que alterada por influência de outros falares.

Não obstante a língua oficial da Índia seja o hindu, há mais de 15 línguas nacionais, faladas em 1.600 dialetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que tal visitar um destino diferente?

Se você está sem ideias, conheça o que   Mumbai   (ou Bombaim)  tem a lhe oferecer. A primeira coisa que você deve saber sobre Mumbai é q...